A família de uma vítima de Covid-19 abriu o caixão durante o velório na cidade de Cairu, na Bahia, e acabou contaminando outras cinco pessoas que se encontravam no velório.
A morte foi registrada na última quinta-feira (7) por síndrome respiratória aguda grave na Santa Casa de Valença, hospital do município vizinho. Como havia suspeita de Covid-19, o caixão saiu lacrado da unidade hospitalar.
A família, contudo, resolveu abrir o caixão durante o velório, mesmo com recomendações contrárias da secretaria municipal de Saúde de Cairu.
Na segunda-feira (12), saiu o resultado do exame feito pelo Laboratório Central da Bahia que confirmou que a vítima tinha sido contaminada pela Covid-19.
Em seguida, a notícia de que haviam aberto a tampa do caixou logo circulou na cidade e a prefeitura realizou 12 testes rápidos entre os que participaram da cerimônia.
Cinco desses doze testes deram positivo para Coronavírus. Entre parentes e amigos da vítima.
Por este e por vários motivos é que mesmo não tendo saído o resultado do exame, que muitas prefeituras preferem realizar o sepultamento imediato e com todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar o máximo de contato possível com a vítima.
Por: Jerffeson Almeida
Povinho difícil, o brasileiro...
ResponderExcluir