BAHIA: fortes chuvas causam rompimento de 2 barragens, já são 72 cidades prejudicadas e número de mortos chega a 18

 

Transbordamento do rio Catolé afeta a cidade de Itapetinga (BA)
Imagem: Manuella Luana / Xinhua


O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que já são 58 cidades debaixo d'água após as fortes chuvas que castigaram o estado nos últimos dias. Também subiu para 18 o número de mortos na Bahia em razão dos temporais, segundo o Corpo de Bombeiros.

Costa assinou um novo decreto estadual que inclui mais 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência devido às chuvas que atingem a Bahia neste mês —até ontem, 25 cidades faziam parte da lista. Com a atualização, já são 72 cidades baianas que sofrem com os efeitos da chuva.

O decreto será publicado ainda hoje na versão digital do Diário Oficial do Estado, válido por 90 dias. Com a publicação, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das cidades.

Itajuípe, no sul da Bahia, ficou completamente alagada neste domingo (26) após a forte chuva que atingiu o município. Segundo a prefeitura, ainda não há informações sobre o número de desabrigados e desalojados na cidade.

As chuvas que atingem a Bahia causaram o rompimento de duas barragens e a morte de mais uma pessoa neste fim de semana, elevando o número de vítimas para 18 desde novembro.

A 18ª morte foi a do dono de balsa Olivan Alves Mota, de 60 anos, que afogou-se neste domingo (26) no Rio das Contas, em Aureliano leal, no Sul do estado.

Fonte: UOL, G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário