Uma carreta carregada com cabeças e vísceras de cavalo tombou, nas proximidades do município de Ibimirim, no Sertão do Moxotó. E o que todo mundo quer saber é o que de fato está acontecendo.
Ontem, o Afogados Conectado recebeu a imagem acima e postou no Instagram tentando expor o acontecido e ao mesmo tempo tentando entender a situação.
De acordo com o blog do Magno Martins, até então, a Policia Rodoviária Federal e a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) não se pronunciaram sobre o ocorrido. As autoridades precisam investigar esta questão, pois envolve diretamente saúde pública. O que ocorreu com estes animais? Onde foram abatidos? A carne foi comercializada nas feiras livres das cidades vizinhas ou estava sendo levada para quem fez o pedido? A quem, na realidade, a carga ia ser entregue?
A carne de cavalo pode ser consumida no Brasil, desde que os animais sejam abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária, que pode ser feita em âmbito federal, municipal ou estadual. A produção nacional é voltada para a exportação, principalmente para Hong Kong, China e Rússia.
Atualmente, o Brasil só tem cinco propriedades registradas que fabricam carne de cavalo: três na Bahia (BA), uma em Minas Gerais (MG) e uma no Rio Grande do Sul (RS). Então, o que a carne estava fazendo tão longe do seu abatedouro legalizado?
Com a palavra, as autoridades responsáveis do Estado.
Créditos: Blog do Magno Martins
Cuidado com meu cavalo 🐎🐎
ResponderExcluir