Depois de dois anos sem desfile cívico-militar em decorrência das restrições impostas pela pandemia, a população de Afogados pode finalmente voltar a participar das comemorações públicas alusivas ao feriado da independência. Com o percurso oficial do desfile praticamente lotado, as Escolas e as forças de segurança se apresentaram diante de um excelente público.
A cerimônia teve início com o desfile da Banda da Escola de Música Bernardo Delvanir Ferreira. Em seguida, os integrantes da Polícia Militar de Pernambuco (23º BPM), que trouxe para a Avenida Rio Branco parte do seu efetivo, masculino e feminino, além de viaturas. Em seguida desfilaram os integrantes do Tiro de Guerra 0729, do grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, que também trouxe suas viaturas de resgate e combate a incêndio, bombeiros civis, Guarda Civil Municipal com motos e viaturas.
As Escolas do município e do Estado deram um verdadeiro show de civilidade, cidadania e preocupação social. Professores, gestores e alunos desfilaram apresentando temas diversos, como a celebração do centenário da semana de arte moderna, a preocupação com o meio ambiente – em especial com o bioma Caatinga -, a valorização dos povos originários, a valorização da riqueza e diversidade de nossa cultura, dentre outros. Projetos de leitura desenvolvidos durante todo o ano nas Escolas também vieram para o desfile, com fantasias e adereços relacionados à educação no trânsito, contos infantis e fábulas, assim como as atividades dos clubes de matemática e de outras ciências existentes nas escolas, que já renderam para Afogados centenas de medalhistas nas mais diversas olimpíadas nacionais de conhecimento.
Além das bandas e fanfarras das Escolas de Afogados, o desfile também contou com as presenças da Banda marcial Vila Lobos, da Escola João Pessoa Guerra, em Igarassu. A banda é tetracampeã estadual e do Nordeste e tricampeã nacional e medalha de bronze no mundial. Apresentação também da Banda show da Escola Carlos Rios, de Arcoverde, e da Banda marcial explode coração, de Triunfo, com pessoas da terceira idade. O desfile foi encerrado pelos tabaqueiros e pelo Motoclube dragões de aço.
Estiveram presentes ao desfile, além do Prefeito Alessandro Palmeira, o promotor de justiça, Lúcio Luiz de Almeida, o comandante do 23º BPM, Tenente Coronel Luiz Ribeiro Costa Júnior, o comandante do posto avançado do corpo de bombeiros em Afogados, o 2º tenente Wladimir Lopes Martins, o vice-Prefeito, Daniel Valadares, os vereadores Cícero Miguel, Rubinho do São João, Gal Mariano, Erickson Torres, Raimundo Lima, Douglas Eletricista, além do gerente regional da Compesa, Igor Galindo. O Prefeito esteve acompanhado da sua esposa Lélis Vasconcelos e sua filha Eulália.
CONFIRA ALGUNS REGISTROS ABAIXO:
Fiz uma live de alguns momentos do desfile. Confira no nosso Instagram AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário