A partir desta segunda-feira (19), o uso de máscara deixa de ser obrigatório para todas as turmas e grupos escolares das unidades de ensino públicos e privados de Pernambuco. O uso do item de proteção também passa a ser opcional no transporte público e nas farmácias.
O uso de máscaras permanece obrigatório em Pernambuco apenas em hospitais e serviços de saúde.
O decreto com as mudanças foi publicado na edição de sábado (17) do Diário Oficial do Governo de Pernambuco.
A liberação foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde, que alegou que tomou a decisão após a análise do cenário epidemiológico da Covid-19, que aponta a manutenção sustentada de queda nos indicadores da doença, bem como o fim do período sazonal de ocorrência das doenças respiratório no estado.
“Aqui em Pernambuco nessa longa jornada de mais de dois anos de pandemia, temos nos guiado pela ciência e contra o negacionismo. Esta medida que anunciamos hoje é fruto, essencialmente, do avanço da vacinação, que tem trazido os indicadores da doença para patamares de controle. Também reforço que, mesmo com essa desobrigação, o uso de máscara ainda é fortemente recomendável para pessoas com sintomas gripais, mesmo que leves, pacientes imunossuprimidos e os idosos que ainda não tomaram todas as quatro doses da vacina”, afirmou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, na ocasião do anúncio, sexta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário