Prefeitura de Afogados promoveu solenidade de entrega da medalha Dom Francisco



Dentro da programação de emancipação de Afogados da Ingazeira, a Prefeitura promoveu nesta quarta, a solenidade de entrega da medalha Dom Francisco de mérito municipal, concedida a pessoas ou instituições que tenham relevantes serviços prestados ao município. 

Na relação de agraciados deste ano, o promotor Lúcio Luiz de Almeida, a defensora pública Cristina Apolinário, o coco de roda negros e negras do leitão da carapuça, a rádio Afogados FM, o agricultor e líder sindical Severino Carneiro, e o professor da antiga escola Cenecista, Severino Marques Carneiro, esses dois últimos como homenagem póstuma. A medalha foi entregue a familiares dos mesmos. 

A solenidade aconteceu na câmara de vereadores do município e contou com a presença de diversas autoridades, como o Prefeito Alessandro Palmeira, vice-prefeito Daniel Valadares, Presidente da Câmara, Rubinho do São João, vereadores Raimundo Lima, Douglas eletricista, Gal Mariano, Reinaldo Lima, César Tenório e Erickson Torres. Representando a diocese de Afogados, o Bispo Diocesano Dom Limacêdo Antônio e o Padre Gilvan Bezerra. 

“Pra mim é muito importante estar aqui com vocês, nessa cerimônia de concessão de medalhas, honrando o nome de uma figura tão importante como Dom Francisco, que nos deixou um legado permanente de trabalho pastoral e de preocupação com os menos favorecidos,” destacou Dom Limacêdo Antônio. 

O Prefeito Alessandro Palmeira destacou em sua falou sobre o simbolismo de entregar a medalha Dom Francisco no ano em que a Diocese celebra o centenário do Bispo.
“Este ano celebramos o centenário do nosso profeta do sertão, que tantos ensinamentos nos deixou, um legado de lutas e preocupações sociais que formou toda uma geração de Afogadenses, e que ainda hoje dá seus frutos. Quero parabenizar todos os homenageados desse ano, que trazem, em sua história, um legado de contribuições importantes para a história social, jurídica e cultural de Afogados,” destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira. 

Confira um breve resumo das pessoas e instituições homenageadas com a medalha Dom Francisco:

Coco de Roda Negros e Negras do Leitão da Carapuça - surgiu na década de 1920, em uma comunidade de remanescentes de quilombo, repleta de riquezas culturais e arqueológicas. Em 2023, recebeu o importante registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco. 

Rádio Afogados FM - fundada em 2015, é uma das duas emissoras de rádio existentes em Afogados, conhecida por sua forte conexão com a comunidade, tendo um papel importante na divulgação de notícias, entretenimento e cultura local. 

Promotor Lúcio Luiz de Almeida - nascido em 1975, é promotor público desde 1997, tendo iniciado suas funções públicas na comarca de Tabira. Tem reconhecida atuação no MP na defesa dos interesses coletivos e difusos, com um trabalho destacado na luta pela garantia de direitos. É sócio-fundador do Rotary Club de Afogados da Ingazeira. 

Defensora Pública Cristina Apolinário - bacharela em direito pela UFPE, exerceu o cargo de assessora jurídica das câmaras de vereadores de Afogados e Carnaíba, é atualmente a gerente do núcleo regional da defensoria pública em Afogados da Ingazeira e diretora, no sertão, da associação dos defensores públicos de Pernambuco.

Severino Carneiro - foi agricultor e importante liderança sindical rural, tendo sido membro fundador e diretor do Sindicato dos trabalhadores rurais de Afogados da Ingazeira, entre as décadas de 1970 e 1980

Severino Marques Carneiro - professor da antiga escola Cenecista, foi também professor da Escola Monsenhor Antônio de Pádua Santos. Foi professor e também diretor da antiga escola de artes, onde ensinou marcenaria, tornearia mecânica e solta, sempre com enorme habilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário