Petrolina teve a maior chuva dos últimos 30 anos na madrugada dessa sexta (18); cidade ainda está "voltando à normalidade".


A cidade de Petrolina vai voltando à normalidade, após o susto na madrugada da sexta-feira (18), quando enfrentou a maior chuva dos últimos 30 anos, em um só dia. O temporal impactou vários bairros e atingiu 200 famílias. As chuvas começaram por volta das 23h30 da quinta (17) e pararam às 7h da sexta-feira (18). Durante um intervalo de apenas sete horas, o volume chegou a 120 milímetros em alguns locais. 

Nesta sábado (19), embora a previsão ainda fosse de chuva para o município, o sol reapareceu.

O coordenador adjunto da Defesa Civil de Petrolina, Welton Aquino, conta que se inteirou da previsão do tempo naquele dia e a expectativa era de apenas chuvas moderadas. "Havia uma previsão, mas a intensidade foi muito maior do que o esperado. Era a primeira chuva após um longo período seco, e achávamos que não causaria muitos transtornos. No entanto, acabamos enfrentando uma das chuvas mais fortes do ano, embora os transtornos tenham sido menores do que em abril, recorda.

Em abril, Petrolina enfrentou outra chuva intensa, mas como o solo estava mais molhado, o prejuízo acabou sendo maior. "Historicamente, a média de chuva em outubro em Petrolina é de apenas 9 mm, e este mês choveu cerca de 120 mm, o que é um desvio significativo", compara Aquino.

Créditos: TV Jornal/SBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário